Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2015

O Velho da Montanha, ou Assassin's Creed não é só um video game.

É sabido em muitos círculos e admitido pelo próprio Olavo de Carvalho que ele foi, como esotérico sufi, discípulo de Idries Shah e de Frithjof Schuon. Sendo assim, ele certamente conhece a estratégia utilizada pelos ismailitas de Alamut, os representantes daquilo que Guénon identificou como "esoterismo islâmico", pois foi exposta em um livro atribuído ao próprio Idries Shah: o primeiro estágio não é propagar diretamente o esoterismo luciferino, mas desqualificar intelectualmente todos os adversários, dizendo-se único portador qualificado do verdadeiro conhecimento.

Coincidência que o Olavo não só se coloque como aquele que sabe tudo de tudo - podendo até mesmo declarar que um arcebispo está excomungado, a despeito do que juristas especializados em direito canônico tenham a dizer - , e insista que os outros não sabem absolutamente nada?

O primeiro grau da seita dos esotéricos ismailitas de Alamut, segundo Askon Daraul - considerado um pseudônimo de Idries Shah - em Secret Societies:

No primeiro, os professores colocavam seus discípulos em um estado de dúvida em relação a todas as idéias políticas e religiosas convencionais. Usavam de falsas analogias e todos os outros recursos de argumentação para fazer o aspirante crer que o que havia sido ensinado por seus mentores anteriores era enviesado e possível de ser desafiado.

A consequência disso, segundo o historiador árabe Makrizi, era levá-lo a se apoiar na personalidade dos professores como a única fonte possível para a devida interpretação dos fatos.

Ao mesmo tempo, os professores iam sugerindo que o conhecimento formal seria um mero manto para a verdade oculta, interna, cujo segredo seria confiado quando o jovem estivesse pronto para recebê-lo. Essa "técnica da confusão" era aplicada até que o estudante atingisse o estágio no qual estivesse preparado para fazer um voto de fidelidade cega a um ou outro de seus professores.

Colonial Heights é Alamut

Nenhum comentário:

Postar um comentário