Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

De Cuba para o Hades

Conforme expõe em "O Futuro do Pensamento Brasileiro", Olavo de Carvalho pretende "romenizar" a "alta cultura" brasileira e, através dela, transformar a nossa nação. Para isso, seus seguidores já conseguiram fazer publicar alguns títulos de autores romenos no Brasil, e, pelo que me chegou, agora a Vide, ligada ao Olavo, está se tornando a nova casa editorial desses autores no país.

Vamos dar uma olhada no que os discípulos de Constantin Noica - o reformador intelectual da antiga Guarda de Ferro -, que têm a hegemonia da "alta cultura" na Romênia - com alguns, como Andrei Plesu, tendo até participado da administração pública como ministro -, conseguiram fazer pela terra do Conde Drácula desde a queda do comunismo. 


Liberdade Econômica

Olavo de Carvalho usou o índice de liberdade econômica da Heritage em seu conhecido debate com Alaôr Caffé na USP para mostrar que, quanto mais liberal o país, melhor a vida dos pobres. O índice da Heritage é calculado pela média de 10 "liberdades econômicas". 

Mas, de acordo com o relatório que a fundação publica justificando a nota dos países em cada quesito, o respeito ao direito de propriedade na Romênia continua abaixo da média mundial, e o nível de corrupção está acima dessa média. 

Trocar os pupilos de Marilena Chauí pelos do Olavo não está me parecendo nada promissor no que se refere à ética no exercício do poder público. 

Quanto à eficiência regulatória, as leis trabalhistas romenas "permanecem rígidas" e o governo "elencou a privatização e a liberação do mercado como prioridades principais para 2015, mas não tomou nenhuma ação para acabar com a distorção dos subsídios".

Essa é a direita romena em ação. É quase uma Dilma.


PPP

Mas analisemos algo mais sólido: o PIB per capita por paridade de poder de compra. Segundo o Banco Mundial,  em 2011 o indicador romeno era de US$ 17.908,01. Já o cubano era de US$ 18.796,20!!! 

Ou seja, até 2011, você estaria melhor vivendo em Cuba - lembrando: vivendo sob Fidel Castro - do que na Romênia, que abandonou o comunismo, na política e na "alta cultura", com a queda do Muro de Berlim! E não me venham com aquela história de "dinheiro de Miami": a Romênia também exporta mão-de-obra, mas para os países mais ricos da União Européia. 


CIÊNCIA

E qual o impacto da Romênia na ciência mundial? Segundo o SCImago Journal & Country Rank, o Brasil ocupa a 15ª posição, com 10,98 citações por documento, e a Romênia está na 41ª posição, com 6,84, bem abaixo da Polônia (19ª) ou do Irã (23ª), de porte mais semelhante. Ou seja, nós fazemos mais pesquisa, e pesquisa mais relevante, em algum lugar da América do Sul do que eles,  que ficam em uma região central da Europa e tiveram o privilégio de beber da influência intelectual francesa e russa.


EDUCAÇÃO

O Olavo de Carvalho reclama muito do desempenho brasileiro no Pisa, como fez no artigo Abandono Intelectual:


O Ministério da Educação foi fundado em 1930. É mais velho do que 95 por cento dos nossos conterrâneos. Mais velho do que praticamente todas as empresas particulares em operação no país. Que resultados obteve nessa longa existência? De 2001 até hoje, nossos estudantes secundários tiram sistematicamente os últimos lugares no Pisa – Programa internacional de avaliação promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Esse artigo é de 2008. Em 2013, a Romênia ficou em 45º lugar entre 65 países! É o preparo da elite intelectual do país dando frutos. Podres.



CONCLUSÃO

Noves fora, o que ocorrerá se tivermos um país encabeçado por essa "elite" maçônico-perenialista, cripto-ismailita e sofiologista? Teremos uma nação inteira condenada ao inferno destinado aos hereges depois da morte e, antes dela, a desgraça de um padrão de vida abaixo do cubano. Ou seja, passaremos a vida na miséria e a eternidade no Inferno. 






Um comentário:

  1. For your information, Romania is not located in Central Europe but in Eastern Europe. I was unaware that you are quoting my article in order to build a negative image of Romania to serve some unknown political interests of yours. It's not ethical.

    ResponderExcluir